Coordenador : Diego de Matos Gondim
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388887.2199.357655.25012023
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Além de alunos dos cursos de licenciatura da UFF, o projeto tem alcançado diversos públicos, como destacado no relatório, inclusive internacionais. A realização dos encontros ao vivo nos canais do Cosmologias Dissidentes tem possibilitado não apenas a participação de um grupo diverso como também a permanência dos encontros para acessos futuros. Desse modo, nosso público são todos aqueles que têm se interessado ao estudo e discussão das cosmologias que constituem a sociedade brasileira.
Local de atuação: O projeto vêm sendo realizado de forma online, buscando a maior abrangência possível. Portanto, apesar do local de realização ser o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, junto ao Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (INFES/PEB), os locais virtuais de realização do projeto são o canal Cosmologias Dissidentes do Youtube (onde ocorrem as conversações com nossos convidados) e o Instagram (onde ocorrem a divulgação dos encontros, dos materiais estudados, bem como de todas produções que circunscrevem o projeto).
Objetivo
Tendo em vista o objetivo geral e a pergunta diretriz apresentados, este projeto de extensão tem como objetivos específicos o seguinte: a) Criar espaços de produção formativa entre alunos dos cursos de licenciatura e representantes de comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras do Brasil b) Possibilitar a participação de toda comunidade externa à universidade das atividades a serem desenvolvidas nos canais do Cosmologias Dissidentes; c) Promover atividades que visam a problematização da formação de professores (de Matemática) à luz de uma experiência intercultural e transdisciplinar; d) Problematizar as dimensões éticas, estéticas e políticas da Educação (Matemática) e da formação de professores (de Matemática) junto às cosmologias dissidentes convidadas a participar das conversações.
Resumo
Este projeto de extensão tem como objetivo geral tencionar uma educação (matemática) na formação de professores (de matemática) junto à formação de professores que trabalharão em escolas de comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras e, por sua vez, com as cosmologias dissidentes que as constituem. Para tanto, serão realizados encontros entre alunos dos cursos de licenciatura do INFES/UFF, bem como de demais cursos interessados desta e de outras instituições, professores e líderes de escolas e comunidades tradicionais. Essa experiência tem como intuito a tessitura de uma formação de professores (de matemática) que parte do encontro como meio de constituição de si e do outro em si.